Em um momento de grandes incertezas e de desafios educacionais, abordar a cognição e a aprendizagem, que inclua uma introdução teórica das bases cerebrais e neuropsicológicas, facilitará um modelo de diagnóstico e uma intervenção neuropsicopedagógica. O avanço nas neurociências e suas contribuições para a neuropsicologia e aprendizagem serão evidenciadas no primeiro capítulo, que se preocupou em discutir como tudo iniciou e que a neuropsicologia poderá contribuir para o processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, existem variáveis importantes que influenciam os resultados escolares das crianças. A primeira variável está relacionada à neurobiologia, que compreende os fatores genéticos e a estrutura e funcionamento do cérebro, abarcando funções cognitivas básicas para todo o processo de aprendizagem. Os fatores neurobiológicos e genéticos causam déficits em habilidades acadêmicas por meio de sua influência nas características da criança ou diretamente nas próprias habilidades acadêmicas. A segunda variável envolve as características da criança, incluindo processos cognitivo básicos (consciência fonológica e nomeação rápida de letras) que determinam diretamente os déficits em habilidades acadêmicas (reconhecimento de palavras e fluência da leitura), além das potencialidades acadêmicas, que serão abordadas de maneira mais aprofundada no segundo capítulo. A terceira variável está relacionada aos fatores comportamentais, como ansiedade, depressão, processos motivacionais, habilidades sociais e maturidade emocional. No terceiro capítulo, as relações entre os processos cognitivos básicos e os fatores comportamentais/ psicossociais serão melhor discutidas, pois os transtornos cognitivos podem levar a problemas, como na atenção e nas habilidades sociais.