Este livro apresenta as ideias fundamentais de uma dissertação de mestrado que buscou compreender a complexidade dos processos socioculturais virtuais. Nesse encaminhamento, como integrantes da Linha de Pesquisa II: Educação e Processos Socioculturais e Sustentabilidade, fundamentamos nossos estudos e leituras nos argumentos de Lévy, Morin e outros. Tratou-se de uma construção de conhecimento significativo tanto para a Rede Sul Florestal (RSF) como para o Programa de Pós-Graduação em Educação na medida em que buscou explorar um tema central de nosso tempo: a mudança fundamental da visão de mundo subsidiada pelo conceito de rede e as implicações socioculturais dessa transformação no campo científico. Esse estudo teve como foco um dos cinco sub-projetos que se articularam para dar conta do projeto guarda-chuva RSF e de seu objetivo de produzir conhecimento sobre a questão socioambiental. Apresentado e aprovado pelo edital nº 22/2010, do CNPq o referido projeto tem sido desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e EPAGRI(Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Lages). Coube à dissertação em questão contemplar discussões sobre o subprojeto 1, denominado "gestão e consolidação da rede" direcionado a questão das inter-relações e do estabelecimento de uma rede de pesquisadores, e procurou contribuir problematizando o processo de consolidação de uma rede de pesquisadores entre instituições do sul do Brasil, tendo como interface teórica o conceito de inteligência coletiva.