"Nunca é demais lembrar que os docentes universitários, notadamente nos cursos de bacharelado, não têm uma instância de formação pedagógica sistematizada. Esse esforço fica por conta das instituições de ensino ou dos próprios docentes. Também é fato que muitos professores experimentam a sala de aula sem nenhum preparo relativo a temas como planejamento educacional, currículo, avaliações, carreira, tecnologia educacional e ensino a distância, entre tantos outros que são relevantes para sua prática pedagógica. Conscientes dessa necessidade, os autores deste livro apresentam conceitos essenciais para a docência, utilizando-se de textos leves e ilustrados por storytellings que abordam questões-chave de cada uma das temáticas apresentadas. Livro-texto para as disciplinas Metodologia do Ensino Superior e Didática para o Ensino Superior, em cursos de especialização, mestrado e doutorado. Bibliografia complementar para as disciplinas Tecnologia da Educação, Formação Docente e Didática. Indicado para gestores educacionais e coordenadores de cursos, docentes, pós-graduandos e discentes de cursos superiores, bem como para a formação docente no ensino superior nas diversas áreas do saber. "