A poesia barroca brasileira não ocupa ainda, no cânone nacional, o lugar de destaque que condiz com a sua importância. Fato não fortuito, pois somos herdeiros de uma visada da literatura que fixou como critério de apreciação a originalidade da obra, entendida como ruptura e criação de uma tradição. O conceito de imitação era basilar na produção do período barroco. Por isso Emerson Tin, nesta Antologia, anotada, comentada e recheada de contextualizações, apresenta os pressupostos estéticos que ditavam a produção literária no século XVII. Para ler a poesia barroca é preciso desarmar-se, assimilar formas outras de leitura que não as românticas, aventurar-se fora de nossos paradigmas, lançar-se sem preconceitos a outras visões do que seja criação poética. "O resultado é um volume único e notável, no qual uma ampla e bem escolhida amostra da poesia barroca se abre para o leitor graças à profusão das anotações de leitura, que convocam a melhor bibliografia nacional e internacional para tornar o poema legível ao leitor." Paulo Franchetti