Nos últimos anos, eventos como o fim da inflação, a globalização da economia e as sucessivas crises externas propiciaram alguns solavancos na vida das empresas, especialmente nas médias e pequenas. Tais empresas, ao contrário dos grandes conglomerados nacionais ou multinacionais, não possuem know-how e estrutura de capital que lhes permitam minorar ou dissipar o impacto dessas transformações econômicas. Essa nova e recente realidade marcou, de maneira decisiva, a vida dessas empresas, forçando-as a rever seu posicionamento no mercado e suas estruturas internas, sob pena de sucumbirem. A obra pretende compartilhar know-how e ferramentas gerenciais para o manejo e solução das dificuldades. Muito embora se acredite que ela seja de interesse geral, atualmente se fala de crise todos os dias, a obra é de especial utilidade aos empresários, contadores, operadores do Direito, executivos e profissionais liberais em geral. O livro não oferece formulações vagas nem aconselhamentos genéricos. Indica caminhos claros e suscita reflexões imprescindíveis a quem deseja compreender e superar uma crise financeira.