Indenizações por Assédio Moral têm sido fonte de crescentes e significativos prejuízos para as Organizações públicas ou privadas. Isso acontece porque as entidades de classe e os profissionais em geral tornam-se cada vez mais conscientes dos direitos dos trabalhadores em relação às ações assim classificáveis. Entretanto, na maior parte das ocorrências, as demandas por indenização poderiam ter sido evitadas por meio de medidas ao alcance dos profissionais de administração e gerência, com amplas vantagens para todos os envolvidos: colaboradores, supervisores e gerentes. O conhecimento do conceito e das situações em que o Assédio Moral ocorre possibilita prevenir sua ocorrência, eliminar os custos decorrentes e aumentar a produtividade, em decorrência da redução de conflitos e do aproveitamento mais eficaz das competências dos profissionais. Neste livro estas questões são amplamente discutidas, valendo-se da sólida experiência dos autores no tratamento deste importante tema, sob a ótica administrativa e sob a perspectiva do Direito. A partir de uma visão sistêmica, os autores constroem uma estrutura teórica adequada para analisar o Assédio Moral em suas etapas constitutivas, identificar os diferentes tipos e agasalhar o conceito de gravidade sob várias óticas e perspectivas. Dezenas de casos enriquecem o texto, todos eles recolhidos da realidade empresarial brasileira. Os autores aprofundam os comentários sobre o risco de banalização do instituto e apresentam recomendações a respeito da recuperação da vítima. Por fim, apresentam sugestões a respeito de ações destinadas a prevenir a ocorrência. Obra de relevante interesse para gestores e administradores de empresa, consultores, advogados, juízes do trabalho e psicólogos. Leitura complementar para cursos de Administração de Empresas, de Direito e de Psicologia em disciplinas relacionadas com a gestão de conflitos e relações humanas.