"O livro Gestão e Produção Cultural tem o propósito de contribuir com quem trabalha ou deseja trabalhar nas áreas de Comunicação, Cultura e Arte, por meio de projeto e/ou da realização de eventos culturais e artísticos. O conteúdo desta obra aborda diferentes aspectos inerentes à gestão e à produção cultural. Iniciamos com um glossário cultural, com o intuito de esclarecer o uso de algumas terminologias, e avançamos para a legislação vigente na área cultural, em especial a do Governo Federal, discorrendo sobre Ministério da Cultura, Plano Nacional de Cultura e programas culturais. Também discutimos a Lei Rouanet, o Fundo Nacional de Cultura e a Lei do Audiovisual, comentando seus principais artigos, além da Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul e do Fundo de Apoio à Cultura. Trazemos informações sobre as principais fontes de fomento, tanto da esfera pública quanto da iniciativa privada, e de empresas de economia mista, exemplificando a partir de editais. Para que os agentes culturais consigam apresentar projetos culturais, dedicamos um capítulo para tratar especificamente do tema. Abordamos desde o surgimento das primeiras ideias, que podem ser compiladas num briefing, à escrita formal de um projeto, com todas as suas etapas. Para facilitar aos (futuros) gestores, trazemos dicas para a elaboração de alguns documentos, como: carta de patrocínio/apoio, convite, ofício, memorando, requerimento, ata, declaração, certificado etc. Sabemos que outro aspecto relevante é a prestação de contas, razão pela qual tratamos do assunto, a partir dos relatórios físico e financeiro e a comprovação das despesas.