O idoso como categoria social ainda é visto, na sociedade brasileira, como uma questão secundária, mas sabemos que num futuro próximo o envelhecimento populacional fará parte do nosso cotidiano.Diante disto, devemos buscar garantir os direitos dos idosos, para que eles tenham condições de vida adequadas e com qualidade no que se refere a serviços de saúde, moradia, remuneração, acesso e oportunidade de atividades educacionais, culturais, artísticas, físicas e de lazer, num trabalho que privilegie as relações intergera-cionais.Assim, o livro Atividade Física e o Idoso: concepção gerontológica aponta alguns caminhos que subsidiarão os profissionais de Educação Física e de outras áreas a intervir no trabalho com idosos em busca de um envelhecimento com qualidade e bem-sucedido.Vem principalmente daí a sensação de que se vive hoje uma profunda e ampla crise. É nesse cenário que muitos filam até num suposto fim do projeto educacional moderno. Mas, ao contrário de isso soar de modo sombrio-e, eventualmente, nos imobilizar -, é mais do que nunca urgente não só redirecionzrmos nossas análises, como procurarmos vislumbrar e compreender o que outras perspectivas tém z nos ensinar. Isso poderá ser produtivo, se não para superar as contradições geradas dentro do próprio paradigma que nos aprisiona, pelo menos para que não nos submetamos tão ingenuamente a ele ou, até mesmo, paru que tentemos edificar novas alternativas de vida.