Partindo da Coreologia, na visão de Valery Preston-Dunlop, o livro traz uma analise da linguagem corporal presente no sistema de gongfu louva-a- deus sete estrelas, que levou a uma criação coreográfica intitulada O Pássaro e o Guerreiro(2004). Baseia-se em pesquisa de mestrado desenvolvida pela autora no Programa de Pos-Graduacão em Artes da Universidade Estadual de Campinas, de 2001 a 2004, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Completando-se dez anos de sua primeira edição, e tendo a autora publicado posteriormente de tese de doutorado, Arte Marcial na Formação do Artista da Cena (Paco Editorial, 2014), seu olhar de pesquisadora (hoje docente da Universidade Estadual de Campinas) ampliou-se; alguns aspectos foram aprimorados, a improvisação e o potencial de trazer a dimensão do conflito da luta para a criação adotando o improviso como método e, também, como escolha estética, ganharam espaço. No entanto, o nascedouro da proposta, que até hoje são os princípios cinesiológicos do sistema louva-a-deus, não apenas continuam presentes, como são basilares do processo hoje desenvolvido em disciplinas de graduação de pós-graduação com diversos alunos. A essência da pesquisa e materiais levantados sobre o sistema louva-a-deus encontram-se no presente livro - Kungfu/Wushu: Luta e Arte, que vem a público agora, em 2a edição, como referência de um olhar fundado na dança sobre as especificidades das artes marciais chinesas, especificamente o sistema louva-a-deus (tang lang quan).