Esta obra reúne pesquisadores de diversas instituições brasileiras, com trajetórias acadêmicas distintas, discutindo as políticas governamentais para o ensino médio, percebendo seus reflexos na escola e no mundo do trabalho, com especial ênfase no cotidiano escolar e na perspectiva inclusiva como bandeira geral da escola e, especificamente, da escola pública. Sempre com o foco na escola, os textos que compõem a obra, frutos das conferências do Seminário Nacional do Ensino Médio (SENACEM), realizado na Faculdade de Educação (FE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em novembro de 2011, expõem as contradições das políticas, a possibilidade do local, as incorporações e adaptações de docentes e discentes em sala de aula para viabilizar a qualidade do ensino e a resistência cada vez maior da ideia de reformas e revoluções na escola média pós-reformas da dácada de 1990 em diante. Unidos pela consistente pesquisa sobre o tema, os autores lançam olhares sobre essa temática que continua instigando e provocando reflexões e práticas. É uma obra coletiva que agrega perspectivas diferentes e inovadoras a começar pela concepção fundante do trabalho: dialogicidade! O diálogo, na perspectiva do encontro freiriano, serve como fio condutor que os une no tempo-território sempre impreciso, nebuloso, como apontou Balandier, do contemporâneo. O tempo-território não monolítico, deslinearizado e não quantificado. O tempo-território dialético. O tempo que é vivido-sentido. O território que é sentido-vivido. Cada autor deixa a marca de sua inserção social, política e cultural ao tecer o escrito que aqui tomou corpo. Há no livro como um todo o interesse com a função social da escola média seja na dinâmica do debate teórico, na precisão conceitual, seja na sensibilidade aguçada do compromisso de transformar a escola e a sociedade como tarefa inadiável.