Esta obra, fruto dos encontros presenciais de um grupo de docentes de diversas instituições de ensino superior da região norte, nasceu dos diálogos e trocas entre diferentes áreas do conhecimento em que se inserem os profissionais. Constituídos como espaço de integração de saberes, os encontros evidenciaram a importância do conhecimento e do contato com a diversidade de outros campos de atuação, em uma perspectiva interdisciplinar de prática profissional. A multiplicidade de saberes e as particularidades de cada área do conhecimento presentes nas discussões possibilitaram a reflexão sobre as práticas de diferentes disciplinas no fazer profissional cotidiano de cada docente na sua prática profissional em interface com a psicologia na região Amazônica. Por essa ótica, este livro apresenta um conjunto de estudos que pressupõe uma concepção de intersubjetividade em substituição à concepção fragmentária e unitária do ser humano. Considerando o entrelaçamento disciplinar no fazer psicológico como um campo de força necessário à compreensão da natureza biopsicossocial dos fenômenos que constituem o sujeito em sua trajetória sócio-histórico-cultural, esta obra possibilita novos olhares sobre as práticas em psicologia, e suas contradições, na região Amazônica. Para isso, partimos do pressuposto de que o avanço na área do conhecimento, bem como as mudanças no fazer psicológico a partir de uma atuação profissional como práxis social, requer um entendimento de um trabalho interdisciplinar profícuo.