Neste ano de 2017 completo quarenta e cinco anos de atividades no magistério. A vida acadêmica não significa que estamos num mar de rosas mas, apesar dos percalços naturais, nos proporciona momentos de raro prazer, principalmente quando observamos o avanço de ex-alunos e orientandos. Participar de bancas de conclusão de cursos, especialmente de Mestrado ou Doutorado, significa que estamos aprimorando nosso aprendizado e tornando a vida acadêmica muito prazerosa. E a cada dia novas experiências trazem a tão sonhada gratificação, a exemplo de quando orientei Dante Ponte de Brito em um Projeto PIBIC, ainda no antigo terceiro ano de Direito. O discípulo evoluiu, concluiu o Mestrado na UFPB e, em seguida, lançou um livro intitulado A Publicidade na internet e a violação dos direitos do consumidor. No ano passado fui convidado para participar de sua Banca de Doutorado na UFPE, cujo trabalho Publicidade Subliminar Na Internet: Identificação E Responsabilização Nas Relações De Consumo vem, agora, a lume, para deleite da comunidade acadêmica e da sociedade como um todo. O presente livro trata de temas relevantes e palpitantes, com os quais se lida desde a promulgação da Constituição de 1988, passando pelo Código de Defesa do Consumidor, de 1990 e pela interpretação lacunosa do Código Civil de 2002. Dante, com maestria, nos apresenta o conflito entre os velhos paradigmas e as novas tecnologias, levantando a problemática da violação dos direitos do consumidor por meio da publicidade subliminar na rede mundial de computadores. O autor busca, de maneira didática e ao mesmo tempo profunda, relacionar o mundo tecnológico com o Direito do Consumidor.