O presente livro apresenta e discute dados de uma pesquisa acerca da paternidade no âmbito da realidade das famílias que têm filhos com deficiência visual, com idades entre dois a seis anos. Os dois grandes temas que circunscrevem essa pesquisa são a paternidade e a deficiência, resgatando aspectos históricos e sociais que contextualizam na atualidade a discussão científica sobre a interface dessas duas realidades. O texto se insere na perspectiva das discussões sobre uma sociedade inclusiva e sobre como, nessa nova lógica, é compreendida a deficiência visual, considerando os fundamentos ideológicos, as bases normativas e as políticas públicas que perpassam esse universo. O livro contribui para reduzir a lacuna existente na literatura especializada que trata da interface entre família e pessoa com deficiência, tornando possível que espaços sociais invisíveis no senso comum e à margem das pesquisas científicas sejam iluminados. Nesse processo ganham destaque situações de vulnerabilidade social vividas pelos familiares e suas crianças, constatando-se os desafios e possibilidades que convivem cotidianamente, os quais estão escondidos sob a capa do preconceito e desconhecimento da sociedade. Texto extraído e adaptado da apresentação contida na presente obra, de autoria da Dra. Nelma de Cássia Silva Sandes Galvão, Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.