A importância dos jogos e das brincadeiras na educação tem se fortalecido ao longo dos tempos. Principalmente nos momentos de crítica e reformulação de documentos que regem a educação, esses elementos lúdicos são lembrados como alternativas interessantes para a solução dos problemas da prática pedagógica e da educação tanto de crianças como de jovens e adultos, sempre direcionando a aquisição de um novo conhecimento. Esses avanços dependem, basicamente, das reestruturações políticas de cada país acerca da educação, considerando-se principalmente as políticas de valorização e formação dos professores, os investimentos feitos às escolas equipando-as com materiais didáticos, ampliação, reforma e adequação dos prédios escolares etc. Os jogos e brincadeiras estão presentes em todas as fases da vida, acrescentado características indispensáveis para o relacionamento entre as pessoas e para o reconhecimento do meio em que vivemos. A infância se faz de experiências, e as melhores fases ficam registradas para toda a vida. Para as crianças, compartilhar essas experiências é muito vantajoso, pois geram importantes vínculos de amizade e conhecimento. A educação infantil é um espaço privilegiado para falar dessa temática; afinal, dentro do sistema de ensino, a educação infantil é um dos poucos lugares onde o lúdico ainda é visto como apropriado. Os jogos, os brinquedos e os materiais pedagógicos são vistos e aceitos sobre a ótica de sua possibilidade de interferir nas estruturas sociais e individuais do saber. A visão do lúdico como elemento e recurso na construção do papel socioculturaldas crianças, incorporado ao ensino como um todo, justifica o estudo constante desta temática de suma relevância na educação escolar. Por isso esse livro é importante para o professor de trabalha com crianças.