Esta coletânea coloca próximo e soma um significativo conjunto de reflexões e estudos acerca do processo de alfabetização - uma densa teia de idéias voltadas para uma compreensão da complexidade desse processo. Para um enfrentamento crítico da dificuldade desse processo. Para uma visada mais abrangente da natureza multifacetada desse processo. Para uma atitude menos ingênua ante as causas que determinam o fracasso do ensino da alfabetização e o arrefecimento ou mesmo o congelamento das práticas de letramento dentro das escolas brasileiras. Para, enfim, a construção de propostas objetivas e conseqüentes que tornem a passagem da oralidade para a escrita menos traumática, frustrante e, por vezes, calamitosa. Os autores desta obra são estudiosos que vêm, há bastante tempo, se dedicando ao estudo sério e rigoroso da alfabetização e do letramento. Todos eles, indistintamente, sabem muito bem que conduzir pedagogicamente uma criança para o mundo da escrita nos dias de hoje não é tarefa das mais fáceis e que, por isso mesmo, o condutor (professor) necessita de uma síntese permanente de conhecimentos provindos de diferentes áreas, além de uma sensibilidade - ou aconchego - muito grande quando das interações com as crianças nos passos da alfabetização.