Os estudos reunidos nesta obra estão organizados em duas partes: A primeira, intitulada "Abordagens epistemológicas na educação em ciências", discorre sobre as diferentes perspectivas epistemológicas, ancoradas nos diálogos com autores como Adorno e Horkheimer, Habermas, Rorty, Piaget, Foucault e Morin, entre outros, discutindo suas contribuições para os processos de pesquisa e ensino no campo da educação em ciências. A segunda, denominada "Princípios, ações e estratégias educativas", contempla as condições de possibilidade, no campo da educação em ciências, socializadas pelos pesquisadores que participaram como palestrantes do II Seminário Internacional de Educação em Ciências, realizado na Universidade Federal do Rio Grande, no ano de 2012. Assim, esta obra expressa as contribuições de pesquisadores de diversas universidades brasileiras e estrangeiras, constituindo-se como importante referência para reflexões e alternativas de ação, tanto à formação profissional inicial quanto continuada. A intenção desta obra é contribuir com os estudos de todos aqueles que se interessam em ampliar as compreensões e o diálogo epistemológico, auxiliando na qualificação dos processos de pesquisa e ensino no campo da educação em ciências.