Este livro promove reflexões sobre o uso do computador como ferramenta pedagógica, sempre com exemplos, facilitando a sua aplicabilidade em sala de aula pelos professores. Aborda as tecnologias computacionais, o computador nos contextos educacional, histórico, econômico e social, bem como a política de informática na educação no Brasil. Descreve a análise e a aplicabilidade dos softwares, a implantação de um projeto de informática na educação, capacitação dos educadores e utilização de jornais, blogs e fotologs. Esclarece o uso da Internet para pesquisas, projetos e comunicações na educação, propostas inovadoras para avaliação de sites educacionais, formas de desenvolvimento de aulas, além de comentar o uso das regras da língua portuguesa nos ambientes digitais. No final dos capítulos existem reflexões para melhor análise dos conteúdos apresentados. A nona edição, revisada, atualizada e ampliada, abrange o ciberespaço como novo local para o desenvolvimento do saber e uma análise das comunidades virtuais como um fenômeno social e biológico. Essas considerações são fundamentais para a melhor preparação do professor, a fim de atuar na área da informática na educação conforme os avanços tecnológicos.