s capítulos que compõem este livro são resultado de um esforço coletivo, de integrantes do PPGE da Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR e alguns convidados. As políticas apresentadas nos mesmos, atingem diretamente a classe trabalhadora, são consolidadas num contexto complexo e explicitam algumas tendências na forma de definição, de conteúdo e implementação: descontinuidade, mas não ruptura; retrocesso em relação aos direitos conquistados; busca no setor privado de referências para definição do conteúdo e da forma; caráter compensatório; implementação de políticas pontuais, em detrimento de políticas de Estado; consolidação de uma inclusão excludente; atendimento às demandas da classe trabalhadora, porém, com a implementação de políticas que não provocam mudanças estruturais; aceitação da orientação dos organismos internacionais na definição das políticas. O trabalho expressa a importância da discussão acerca das políticas educacionais contemporâneas e a necessidade de explicitá-las, objetivando caracterizar as tendências das mesmas, no contexto do projeto neoliberal de sociedade e, decorrente dele, também da educação, uma das faces da hidra capitalista!