O livro Habermas e o ofício docente: à luz do agir comunicativo apresenta o ofício docente na perspectiva da interação comunicativa no cenário educacional das sociedades ocidentais complexas e pluralistas. Desse modo, o conceito habermasiano de agir comunicativo possibilita pensar o ofício docente como interação docente. Busca-se, fundamentalmente, analisar que contribuições a Teoria da Sociedade e a Teoria do Agir Comunicativo de Habermas trazem para pensar o ofício docente hoje. O estudo toma como base as obras de Habermas e, em menor escala, as de Tardif e dialoga as contribuições de estudiosos sobre Habermas como Thomas McCarthy, Ralph Ings Bannel, José Pedro Boufleuer, Flávio Beno Seibeneichler, Alessandro Pinzani, Angelo Vitório Cenci, Eldon Henrique Mühl, Nadja Hermann Prestes, Pedro Goergen, Walter Reese-Schäfer e John Sitton. A obra toma como ponto de partida a Teoria da Sociedade de Habermas, estruturada como sistema e mundo da vida, entendendo-a como modelo de [...]