Eu me recordo bem como, enquanto presidente da Fiesp/Ciesp e do Sebrae- SP, durante as constantes lutas para melhorar o ambiente para as micro e pequenas empresas do Brasil, muitas vezes as via fracassar, por falta de um Plano de Negócios. Assistia a criativos empreendedores frustrarem-se na busca de crédito, por não conseguir explicar ao gerente de seu banco ? ou ao instituto de fomento ? o que seria feito do produto e dos recursos que pleiteavam. Anos depois, em meio a um ambiente de liquidez internacional, aproximeime do tema das aberturas de capital (IPOs), igualmente encontrando empresas de porte razoável a tropeçar durante os road shows por falta de um projeto que respondesse às perguntas de argutos investidores, nacionais e internacionais. Num mundo de processos, os modelos de negócios é que ditam o sucesso de uma empresa. E é esta metodologia, este exercício, esta matéria-prima do mundo empresarial que Renato Cecconello e Alberto Ajzental oferecem nas páginas deste livro. Com um olhar amplo e detalhado, mostram ao leitor caminhos e exemplos que certamente serão de grande utilidade, não apenas a quem inicia sua tarefa neste competitivo mercado, mas também àqueles que se preparam para saltos mais ousados. O Brasil aproxima-se de sua maioridade comercial com a inserção global e a proximidade de obter a chancela de país investment grade. Enxerga a complexidade da arena negocial, prepara seu capital humano, assume o valor da inovação e da marca e sofistica sua engenharia financeira. Vai precisar mostrar isto tudo de maneira precisa com horizonte de curto, médio e longo prazo. É aqui que A contrução do plano de negócio se insere e é muito bem-vindo. O desenvolvimento do Brasil agradece.?