Esta obra nasceu do Fórum Permanente "Desafios do Magistério", organizado pela CORI-Unicamp, Faculdade de Educação Unicamp (Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita), Rede Anhanguera de Comunicação e Associação de Leitura do Brasil, e realizado em março de 2007 no Centro de Convenções da Unicamp. A densidade das exposições, a riqueza das discussões e dos debates, o número de interessados inscritos, a repercussão na comunidade, etc. levaram os organizadores a sugerir uma publicação de modo que outros públicos, em outras regiões, pudessem ser beneficiados. Sem dúvida que esse encaminhamento foi mais do que acertado, considerando a possibilidade de partilhar as experiências em favor de uma melhoria da leitura nas escolas e com os professores. Com exceção de Eliane Pszczol e Norma S. de Almeida Ferreira, os demais coautores desta obra são professores que trabalham na esfera da educação fundamental e apresentam, por isso mesmo, um background de experiências nascido de práticas concretas e posteriormente refletido e tecido para apresentação no fórum. Portanto, em razão dessa característica, as ideias aqui expostas têm uma grande possibilidade de serem reproduzidas em outros contextos escolares, a bem do ensino-aprendizagem da leitura. Coube-me a feliz tarefa de compilar e ordenar os textos da coletânea de modo que o tecido final agradasse aos professores-leitores. O prazer foi imenso. A aprendizagem foi extensa. Isto porque pude constatar mais uma vez que, apesar das desgraças existentes no universo da educação brasileira, ainda há gente com gana e garra para superar os desafios, proporcionando condições para a formação redonda de leitores através da escola.