O filósofo hispano-muçulmano Averróis (1126-1198) ocupou-se de política convencido de que o bem supremo, a última perfeição e a felicidade humana só são alcançados na cidade ideal. Trata desse tema em seu Comentário (ou Paráfrase) sobre a 'República', de Platão, em que mostra como os costumes e os hábitos se estabelecem na alma do homem e como esses costumes se organizam nos grupos sociais. Averróis define as características desse Estado e sugere que a filosofia seja a única capaz de interpretar corretamente a Lei divina. O filósofo é necessário para a cidade, para a comunidade, pois é o único que pode transformar de forma gradual as condutas dos cidadãos e estabelecer a definitiva cidade ideal. Averróis soube propor para a comunidade islâmica uma teoria política que encontrou fundamento na razão humana integrada à Lei religiosa. "O filósofo hispano-muçulmano Averróis (1126-1198) ocupou-se de política convencido de que o bem supremo, a última perfeição e a felicidade humana só são alcançados na cidade ideal. Trata desse tema em seu Comentário (ou Paráfrase) sobre a "República", de Platão, em que mostra como os costumes e os hábitos se estabelecem na alma do homem e como esses costumes se organizam nos grupos sociais. Averróis define as características desse Estado e sugere que a filosofia seja a única capaz de interpretar corretamente a Lei divina. O filósofo é necessário para a cidade, para a comunidade, pois é o único que pode transformar de forma gradual as condutas dos cidadãos e estabelecer a definitiva cidade ideal. Averróis soube propor para a comunidade islâmica uma teoria política que encontrou fundamento na razão humana integrada à Lei religiosa. A tradução que oferecem Anna Lia A. de Almeida Prado e Rosalie Helena de Souza Pereira ajudará a compreender melhor o Islã em sua história e situação atual." - Rafael Ramón Guerrero