Antes de ler a 1ª parte, o professor poderá propor a exploração da sugestão do título do livro: - O que o título faz você lembrar? - Como é o caminhar das formigas na trilha? - Como a formiga descobre o caminho que deve percorrer? - Quem comanda a fila de formigas? - Que escolhas a formiga pode fazer quanto ao percurso? - O que você acha que vai acontecer nesta história? - Quais serão as personagens principais deste texto? Em seguida, o professor lê a primeira parte da história, Escolher...que difícil!, valendo-se de sua criatividade quanto à metodologia da leitura e explorando a expressividade da fala, dos gestos, de materiais diversos. Pode-se propor a montagem de uma maquete ou de um mural com a cena que se vê no quarto de Laura. Uma dramatização muda dessa primeira cena seria bastante apropriada para a empatia com a problemática que a personagem experimenta. Pode-se pedir que as crianças representem a cena simultaneamente, uma servindo de espelho para a outra. A criança recebe seu livro após a leitura pelo professor e a encenação, quando poderá ter um tempo só para a exploração do livro. É importante deixar que vejam e que expressem suas sensações ao manusearem o livro.