Essa obra apresenta reflexões sobre a festa na perspectiva de seu conteúdo cultural de lazer. Ao pensar a festa como tempo e espaço de política pública, produção e consumo de mercadorias, modismos, costumes e estilos de vida, destaca-se a sua ação mobilizadora da atividade turística. Realiza-se, assim, uma observação sobre as inter-relações que envolvem festa, mercado e turismo. Inicialmente encontra-se uma análise geral da festa na cultura, em que são apontadas concepções e correntes de estudo, bem como suas relações com outras formas de lazer. Os demais capítulos focalizam a dinâmica cultural de três festas específicas: a Oktoberfest, o Rodeio e o Carnaval. O livro surge, pois, como uma contribuição às reflexões sobre os conteúdos culturais do lazer, ampliando suas interfaces com temas como lazer e consumo, lazer e intervenções sociais, políticas públicas de lazer e outros assuntos relevantes para a formação de profissionais das áreas Educação Física, Turismo e Antropologia, bem como de outras áreas de conhecimento relacionadas ao lazer.