O Museu do Sagrado ao Segredo é obra baseada na dissertação de mestrado da autora, produzida no campo interdisciplinar do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT/UFRJ. A pesquisa repousa sobre a análise dos processos de sacralização e segredo, com foco na estrutura mais interna do museu, sua gênese e permanência, de modo a vislumbrar novas possibilidades conceituais da informação museológica e de reformulação de suas expressões simbólicas e institucionais. Cada um dos capítulos contempla uma temática, considerada dos pontos de vista teórico e prático, em que o binômio sagrado e segredo se relacionam. Dessa forma, O Museu do Sagrado ao Segredo nos oferece uma mirada diferente e enriquecedora sobre os museus, como um dos elementos de futuro cuja reorientação é imperiosa nos tempos de hoje. Segredo e sagrado designam, na obra, o espaço denso das construções que são necessárias para que os sujeitos, presentes nesse cenário, determinem, qualifiquem e transformem os objetos que reúnem, classificam, preservam e absorvem. Essas mediações estão condicionadas, ao mesmo tempo, por uma logística (exigem condições materiais, procedimentos, objetos e coleções), uma poética (não sendo mera transmissão, inventam certas formas expositivas) e uma simbologia (as mediações não apenas regulam, assim como instituem sentidos, procedimentos e memórias). Tanto o aprofundamento do eixo temático do sagrado e do segredo como os aportes da autora no que tange à reconstrução dos museus nos tempos globalizados das sociedades da informação caracterizam a obra como uma produção singular na elaboração de um pensamento reflexivo e crítico para a museologia brasileira, tão carente de pesquisas que fundamentem e orientem criticamente o pensar e o fazer desses símbolos da cultura. Ana Lúcia de Castro realiza, assim, sua tarefa não apenas de museóloga, mas também de exploradora e descobridora intelectual dos meandros dos objetos, coleções e espaços dos museus e suas teias de sentidos em tempos frágeis e eternos de duração.