Este livro tem por objetivo, com base em princípios fundamentais da Engenharia de Software, apresentar regras e boas práticas na análise, conceção e desenvolvimento (projeto) de aplicações orientadas pelos objetos em geral, neste caso usando as construções da linguagem Java. O livro centra-se à volta da noção de projeto de software, sendo apresentados projetos sobre todos os assuntos essenciais à Programação Orientada pelos Objetos (POO), designadamente (além dos básicos): Classes e Instâncias; Encapsulamento, Modularidade e Reutilização; Todas as Coleções de Java (JCF); Hierarquia de Classes, Classes Abstratas, Herança, Interfaces e Polimorfismo; Streams de I/O. Em cada capítulo apresenta-se uma síntese teórica dos assuntos abordados, as construções de Java necessárias ao projeto exemplo e, em seguida, vários exercícios que são analisados e completamente implementados em Java. Este livro tem como principais destinatários estudantes de nível secundário e universitário e profissionais de informática em geral. Este livro disponibiliza ainda a correspondência dos principais termos técnicos para o português do Brasil.