É uma obra enxuta, adaptável à carga horária da disciplina. Concentra-se no desenvolvimento da alfabetização cartográfica de forma progressiva ao longo de toda a coleção. A cartografia, especialidade da autora, é trabalhada direta e indiretamente. Os volumes são organizados em unidades e capítulos. Cada capítulo é iniciado com a seção Hora da roda, para incentivar a sociabilidade e o interesse pelo tema. O conteúdo, que antes era fragmentado em números e letras, foi reestruturado, destacando a teoria. Apenas as atividades permaneceram com numeração. Foram mantidas as seções Leia mais, Pesquise, Saiba mais, Divirta-se e Desafio. Novas seções foram incluídas: Trançando saberes (interdisciplinaridade), O que estudamos, Desenhando também aprendo e Vamos ver de novo? (síntese e revisão dos conteúdos por meio das linguagens gráfica e escrita). Para encerrar o semestre, a seção Projeto apresenta situações-problema, estimulando investigação, pesquisa e execução de um projeto sobre determinado tema. Há sugestões de encaminhamento dos temas em todas as páginas para o professor. No Manual, encontram-se boa seleção de atividades complementares e textos para a formação do professor.O Projeto Ápis Geografia é uma coleção didática voltada ao aprendizado significativo do aluno e se destaca por trabalhar a alfabetização cartográfica de forma prática e próxima da realidade infantil, favorecendo o desenvolvimento do pensamento espacial. O Projeto Ápis Geografia é uma coleção dirigida a alunos do Ensino Fundamental I. O volume 1 é estruturado em duas unidades com dois capítulos cada uma. Os demais volumes (2 a 5) têm quatro unidades com dois capítulos cada uma. Toda abertura de unidade é feita em página dupla, com atividades que exploram os conhecimentos prévios dos alunos a respeito dos conteúdos que serão desenvolvidos. A alfabetização cartográfica é o elemento estruturador da coleção. A habilidade de leitura do espaço em que o aluno vive é introduzida acompanhando o processo de letramento e de alfabetização nas outras disciplinas. O objetivo é estimular o desenvolvimento do pensamento espacial e trabalhar desde cedo a Cartografia, aproveitando que o desenho, uma expressão espontânea da criança, é muito valorizado nessa faixa etária. A obra está adequada às propostas da terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).O Projeto Ápis Geografia é uma coleção didática voltada ao aprendizado significativo do aluno e se destaca por trabalhar a alfabetização cartográfica de forma prática e próxima da realidade infantil, favorecendo o desenvolvimento do pensamento espacial. O Projeto Ápis Geografia é uma coleção dirigida a alunos do Ensino Fundamental I. O volume 1 é estruturado em duas unidades com dois capítulos cada uma. Os demais volumes (2 a 5) têm quatro unidades com dois capítulos cada uma. Toda abertura de unidade é feita em página dupla, com atividades que exploram os conhecimentos prévios dos alunos a respeito dos conteúdos que serão desenvolvidos. A alfabetização cartográfica é o elemento estruturador da coleção. A habilidade de leitura do espaço em que o aluno vive é introduzida acompanhando o processo de letramento e de alfabetização nas outras disciplinas. O objetivo é estimular o desenvolvimento do pensamento espacial e trabalhar desde cedo a Cartografia, aproveitando que o desenho, uma expressão espontânea da criança, é muito valorizado nessa faixa etária. A obra está adequada às propostas da terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).