O 3ds Max é o principal programa para a produção de imagens e de animações com qualidade foto-realista, ou seja, para a criação e a animação de maquetas virtuais. Para além da sua aplicação imbatível nas áreas de Arquitectura, Engenharia e Construção, é, igualmente, um software muito usado em produção de cenários para jogos de computadores 3D, em cartoons e efeitos especiais de filmes e séries de televisão. Dando seguimento ao livro 3ds MAX Curso Completo, também da Editora FCA e dos mesmos autores, onde se descrevem todas as características básicas e essenciais do programa, surgiu a necessidade de um livro que o complementasse, incluindo múltiplos conceitos e aplicações intermédias e avançadas. Assim, este livro tem maior incidência sobre as questões práticas dos temas e inclui um grande número de casos práticos, que retratam situações concretas, tanto para Arquitectura, Engenharia e Construção, como para Animação e Personagens. Embora o livro seja também adequado a utilizadores das versões anteriores, alguns destes 58 casos práticos salientam várias novidades ao nível da modelação, materiais e animação da nova versão 2011. Aborda o mecanismo Mental ray.