Este livro versa sobre o mundo da tecnologia da informação, para demonstrar como os negócios eletrônicos tornaram-se uma ferramenta essencial para a competitividade, ou seja, um instrumento adicional para agregar valor ao negócio. Os textos oferecem um efeito variado de exemplos de técnicas de gerenciamento aplicadas aos negócios eletrônicos. Um grupo heterogêneo de organizações e temas de análise foi selecionado. O caso da Ford do Brasil foi utilizado para estudar o fenômeno da adoção do e-business pelas montadoras. O estudo focalizou a seleção do melhor arranjo organizacional para a unidade coordenadora dos negócios eletrônicos. A estrutura organizacional como diferencial competitivo em negócios eletrônicos foi estudada em uma empresa familiar, nacional, do ramo de serviços: a Investware Tecnologia e Marketing, voltada para sistemas de relacionamento com clientes. Pesquisa semelhante foi realizada na subsidiária Telefonica. O caso da Microsiga focaliza o papel de parcerias estratégicas na realização de negócios eletrônicos. O estudo da EverSystems mostra como uma empresa da área de negócios eletrônicos pode realizar um plano estratégico de tecnologia que possibilite tratar o componente tecnológico como fator impulsionador da competitividade. Cada vez mais, órgãos governamentais têm buscado nos negócios eletrônicos uma estratégica para aumentar sua eficácia. A Bolsa Eletrônica de Compras do Estado de São Paulo foi estudada e sua efetividade analisada. Os focos do estudo formam o arranjo institucional, a forma de operação e a estrutura de suporte.