O presente livro surgiu da pesquisa do meu Doutorado que se propôs a discutir a educação superior proporcionada aos estudantes trabalhadores brasileiros pelo PROUNI por meio de uma visão educacional fundamentado nas categorias gramscianas: Estado ampliado, intelectuais, bloco histórico e hegemonia. A metodologia utilizada foi a da pesquisa bibliográfica e documental, as fontes de investigação empregadas foram autores que descrevem sobre o PROUNI, publicações oficiais e demais obras bibliográficas. Os dados analisados indicaram que o PROUNI possui elementos do sistema capitalista que o inclui como política de Estado e não como política pública. Demonstrou-se a partir dos dados coletados que o acesso a educação superior pelo PROUNI não constrói a hegemonia da classe trabalhadora no Estado neoliberal brasileiro, pois não garante e nem assegura de forma efetiva a inserção do trabalhador ao ensino superior através das bolsas. As bolsas estão concentradas nas regiões mais ricas do Pais e nas IES tidas como faculdades. Desta maneira foi possível através das analises realizadas concluir que o PROUNI é uma política de Estado e não uma política pública. .O Estado brasileiro como agente norteador e balizador das demandas sociais, com o PROUNI, mais uma vez na história somente implementou ações para minimizar os anseios da sociedade capitalista no que tange a educação superior. Diante disto, o presente trabalho teve a intenção de fomentar a problematização das práticas neoliberais no que concernem as políticas públicas educacionais.