Este estudo oferece um apanhado da produção poética de Edimilson de Almeida Pereira, discutindo várias intertextualidades, os aspectos metapoéticos e os "efeitos-vestígios" da sua poesia. Analisa ainda a homenagem à cosmologia e à mitologia africanas na sua produção poética (Exu e o panteão dos orixás, Dikishi, Dangbé, Ananse, iteques e Kianda), e situa sua poesia no contexto das cicatrizes históricas da diáspora africana. Em termos formais, Recitação da Passagem posiciona a poesia de Edimilson na ala do experimental e do novo, mas assinala também as conexões que sua poesia estabelece com a tradição literária do Brasil e de vários outros países.Este estudo oferece um apanhado da produção poética de Edimilson de Almeida Pereira, discutindo várias intertextualidades, os aspectos metapoéticos e os “efeitos-vestígios” da sua poesia. Analisa ainda a homenagem à cosmologia e à mitologia africanas na sua produção poética (Exu e o panteão dos orixás, Dikishi, Dangbé, Ananse, iteques e Kianda), e situa sua poesia no contexto das cicatrizes históricas da diáspora africana. Em termos formais, Recitação da Passagem posiciona a poesia de Edimilson na ala do experimental e do novo, mas assinala também as conexões que sua poesia estabelece com a tradição literária do Brasil e de vários outros países.Este estudo oferece um apanhado da produção poética de Edimilson de Almeida Pereira, discutindo várias intertextualidades, os aspectos metapoéticos e os “efeitos-vestígios” da sua poesia. Analisa ainda a homenagem à cosmologia e à mitologia africanas na sua produção poética (Exu e o panteão dos orixás, Dikishi, Dangbé, Ananse, iteques e Kianda), e situa sua poesia no contexto das cicatrizes históricas da diáspora africana. Em termos formais, Recitação da Passagem posiciona a poesia de Edimilson na ala do experimental e do novo, mas assinala também as conexões que sua poesia estabelece com a tradição literária do Brasil e de vários outros países.