Se não se pode, a rigor, falar de uma Estética medieval ou de uma Teoria da Arte na Idade Média, pode-se entretanto discernir, nas categorias metafísicas e teológicas da época, suas concepções sobre a beleza, a luz, a opacidade dos corpos e a visibilidade do mundo. Neste segundo volume da coleção "A Pintura", fragmentos escolhidos de Pseudo-Dionísio Aeropagita, João Damasceno, são Boaventura, são Tomás de Aquino, Calvino e outros autores dão acesso ao que poderíamos chamar de uma história medieval da visão. . Se nao se pode, a rigor, falar de uma Estetica medieval ou de uma Teoria da Arte na Idade Media, pode-se entretanto discernir, nas categorias metafisicas e teologicas da epoca, suas concepcoes sobre a beleza, a luz, a opacidade dos corpos e a visibilidade do mundo. Neste segundo volume da colecao A pintura, fragmentos escolhidos de Pseudo-Dionisio Areopagita, Joao Damasceno, sao Boaventura, sao Tomas de Aquino, Calvino e outros autores dao acesso ao que poderiamos chamar de uma historia medieval da visao. No cerne dessa historia encontram-se as relacoes entre arte e teologia e as acirradas discussoes envolvendo o culto as imagens sagradas, a reprodutibilidade dos modelos, a interpretacao anagogica e toda a riquissima escala de simbolismos medievais que so se torna inteligivel quando compreendida como um sistema. A colecao A pintura, em 14 volumes, e uma antologia de textos fundamentais sobre a arte ocidental, reunindo 130 autores do seculo IV a.C. ao seculo XX.