Crimes Aeronáuticos chega à sua 4ª edição. Desde 2014, quando foi publicada a 1ª edição, a obra teve calorosa recepção pelos profissionais do Direito e da Aviação, multiplicando-se em diversas outras obras doutrinárias, acadêmicas e, honrosamente, em várias citações em sentenças e acórdãos do Poder Judiciário Brasileiro. A 4ª edição é uma resposta a esta elevada aceitação doutrinária. Além de promover a atualização do livro diante de inovações legislativas e jurisprudenciais, a nova edição reformula substancialmente a obra, trazendo três novos e extensos capítulos: passageiro indisciplinado; terrorismo a bordo de aeronaves e transporte aéreo clandestino. Foram objeto de estudo especial alguns dos principais acidentes aéreos da história da aviação comercial, como a perda de controle da aeronave TAM 3054 em Congonhas (2007); a colisão do voo GOL 1907 com a aeronave Legacy (2006); o pouso na selva amazônica do voo VARIG 254 (1989); e o pouso de emergência do voo TAM 283 por atentado com explosivos (1997). A obra aborda ainda a responsabilidade criminal dos vários profissionais da aviação, como gerentes de empresas aéreas, pilotos, comissários de voo, mecânicos, controladores de voo, engenheiros, administradores de aeroportos e aeroviários. Também são analisados os aspectos da investigação policial e da produção de provas em processos criminais relacionados a acidentes aéreos, levando-se em conta tratados internacionais e normas especiais, como as Leis 12.970/2014 e 13.964/2019. Crimes Aeronáuticos é escrito por autor Juiz Federal e que também exerceu, por mais de duas décadas, a profissão de aviador e de investigador de acidentes aeronáuticos pela Força Aérea Brasileira, experiências que lhe permitiram trazer um direito criminal voltado à tutela da segurança da aviação.