Um projeto diferenciado, conectado às novas tendências do ensino de português e que vai inserir o aluno no mundo letrado, ajudando-o a tornar-se um leitor e produtor competente de diversos gêneros do discurso. Os gêneros textuais são a base da organização da coleção e desencadeiam toda a reflexão sobre as diversas práticas de linguagem: leitura, escuta, produção de textos oral e escrita, análise lingüística. Inúmeros textos literários de autores consagrados proporcionam um contato significativo do aluno com a literatura, em especial a brasileira. O estudo da língua falada, um diferencial da coleção, é feito de modo gradual e consistente. O aluno é solicitado a participar de rodas de causos, debates (regrados ou não), registros da escuta de textos orais, exposições orais sistematizadas, jograis, saraus, etc. Todo o estudo gramatical é feito com base nos gêneros, o que permite apresentar os fatos lingüísticos em circunstâncias reais de uso. Textos em diferentes linguagens - pintura, fotografia, quadrinhos, escultura -levam o aluno a estabelecer relações de complexidade crescente. As atividades de produção de texto são detalhadas e contextualizadas: o aluno trabalha sabendo por que e para quem escreve e quais recursos lingüísticos deve empregar. Em cada volume propõe-se um Projeto de Leitura - com atividades coletivas, interativas e lúdicas -, estruturado para o professor na forma de oficina. O Livro do Professor traz as respostas das atividades e todas as orientações para o professor desenvolver com segurança os conteúdos apresentados. O Manual do Professor apresenta o embasamento metodológico da coleção, dá diversas orientações complementares para o aprofundamento das unidades e sugestões de leituras para o aprimoramento teórico do professor.