Formar competentes leitores/ouvintes e produtores de texto é a proposta maior desta coleção. Por leitor/ouvinte competente, entendemos aquele aluno capaz de estabelecer diálogo com e entre textos, percebendo as diferentes relações sintáticas e semânticas que permeiam esses textos, bem como sua natureza (irônica, metafórica, satírica, filosófica, etc.); por competente produtor de texto, entendemos aquele aluno capaz de elaborar um texto adequado às mais diversas situações da vida cotidiana. Para atingir esse objetivo, cada volume desta coleção está dividido em três partes, intimamente relacionadas: Formando o leitor e o produtor de texto: as estruturas gramaticais dos textos; Formando o leitor e o produtor de texto: os textos do cotidiano; Formando o leitor e o produtor de texto: os textos artísticos. Embora centradas num objetivo comum, cada uma dessas partes trabalha os textos de maneira particular: a primeira trata das estruturas gramaticais, enfatizando sua funcionalidade e levando o aluno a refletir sobre as possibilidades de seleção e combinação dentro dos sistemas disponíveis da língua; a segunda tem como objetivo tornar a leitura e a produção de textos atos conscientes, frutos de uma reflexão; e a terceira, cuja ênfase recai nos textos literários, destaca a relação entre sociedade e arte propiciando o desenvolvimento consciente, crítico e estético da leitura de textos artísticos. Dessa forma, pretendemos colaborar para a formação da cidadania e preparar os alunos para a vida social, o que inclui também determinadas etapas da jornada estudantil, como as avaliações do Enem e os próprios exames vestibulares.