As sequências didáticas propostas neste livro são resultado de estudos e investigações empreendidos entre 2006 e 2008, por membros do Grupo de Pesquisa Literatura e Ensino, da UENP/Campus Jacarezinho. Criado e inscrito no Diretório do CNPq em 2003, o Grupo de Pesquisa busca atualizar os conhecimentos teórico-metodológicos sobre o ensino de literatura, que possam sustentar o desenvolvimento pleno do futuro professor, colaborando também para o aperfeiçoamento dos saberes do docente que já atua em sala de aula. As sequências configuram alternativas de tratamento do texto literário, que podem auxiliar o professor a evitar as abordagens convencionais e o uso exclusivo do livro didático. Elas são instrumentos eficazes para aquele docente que busca formar leitores críticos, capazes de reconhecer intenções na leitura dos textos, especialmente se os procedimentos didáticos são construídos a partir das necessidades dos estudantes e de suas expectativas e vivências. Destaco a contribuição da Professora Rafaela Stopa, vice-líder do GP, que se responsabilizou por resenhar cerca de quatorze títulos de pesquisadores dedicados ao tema, pesquisa que resultou em sua monografia de conclusão do curso de Especialização em Estudos Linguísticos e Literários, promovido pelo Centro de Letras, Comunicação e Artes da UENP/campus de Jacarezinho, aqui transformada no capítulo "Panorama de publicações sobre o ensino de literatura no Brasil". Que este livro possa alcançar seus objetivos principais: estimular o professor a contemplar a leitura literária na sala de aula e a cultivar novas possibilidades de abordagem do texto, abrindo espaço para que a literatura se torne mais próxima do cotidiano de seus alunos.