A Saúde Mental na Atenção à Criança ao Adolescente: os desafios da prática pediátrica tem sua equipe autoral formada pelos membros do Departamento de Saúde Mental da Sociedade de Pediatria de São Paulo. O livro tem como proposta abordar a saúde mental na criança, o que obriga a uma visão mais profunda das necessidades a serem definidas em pediatria quando direcionadas as questões psicológicas e as interações sociais das crianças e adolescentes. Na realidade, abordar a questão da saúde mental da criança é tarefa complexa, sujeita a múltiplos desafios. Há que se enfrentar a popularidade da visão clássica de saúde. De um lado, o bem-estar, o equilíbrio, a ausência de queixas e sintomas e, em sentido mais amplo, a prática da pediatria, do ponto de vista técnico na elaboração do diagnóstico e prescrição de condutas apropriadas. De outro, a percepção da saúde mental como requisito para adaptação e o sucesso futuro das crianças no mundo atual. Essa polaridade é, sem sombra de dúvida, um grande conflito para o pediatra, na medida em que o seu equacionamento demandará a leitura do que a criança e o adolescente às vezes não verbalizam, nem muito menos seus pais, mas cujo comportamento e humor podem ser condições indicativas de algum tipo de transtorno mental, ou mesmo de cuidados preventivos para preservação da saúde mental. É, pois, livro objetivo, atual, especialmente para o dia a dia da consulta pediátrica no consultório e ambulatório, que o torna imprescindível como fonte de estudo e aprendizado para o pediatra, e para todos vivamente interessados em saúde mental de seus pacientes pediátricos em geral.A Saúde Mental na Atenção à Criança ao Adolescente: os desafios da prática pediátrica tem sua equipe autoral formada pelos membros do Departamento de Saúde Mental da Sociedade de Pediatria de São Paulo. O livro tem como proposta abordar a saúde mental na criança, o que obriga a uma visão mais profunda das necessidades a serem definidas em pediatria quando direcionadas as questões psicológicas e as interações sociais das crianças e adolescentes. Na realidade, abordar a questão da saúde mental da criança é tarefa complexa, sujeita a múltiplos desafios. Há que se enfrentar a popularidade da visão clássica de saúde. De um lado, o bem-estar, o equilíbrio, a ausência de queixas e sintomas e, em sentido mais amplo, a prática da pediatria, do ponto de vista técnico na elaboração do diagnóstico e prescrição de condutas apropriadas. De outro, a percepção da saúde mental como requisito para adaptação e o sucesso futuro das crianças no mundo atual. Essa polaridade é, sem sombra de dúvida, um grande conflito para o pediatra, na medida em que o seu equacionamento demandará a leitura do que a criança e o adolescente às vezes não verbalizam, nem muito menos seus pais, mas cujo comportamento e humor podem ser condições indicativas de algum tipo de transtorno mental, ou mesmo de cuidados preventivos para preservação da saúde mental. É, pois, livro objetivo, atual, especialmente para o dia a dia da consulta pediátrica no consultório e ambulatório, que o torna imprescindível como fonte de estudo e aprendizado para o pediatra, e para todos vivamente interessados em saúde mental de seus pacientes pediátricos em geral.