Os estudos até hoje realizados limitaram-se, principalmente, a analisar a criação dos centros, museus, arquivos de memórias das empresas deixando à margem das discussões temas vinculados à teoria social e à memória social, tais como esquecimento, poder, enquadramento, disputas, estratégia mercadológica, identidade, pesadelo da amnésia, obsessão pela memória, entre outros. Nesse sentido, partindo da hipótese de que na empresa a construção da memória empresarial, através de centros de memória, está intrinsecamente relacionada a uma estratégia de mercado e não apenas como construção de uma cultura e uma identidade da empresa, o objetivo deste livro (fruto da pesquisa para o mestrado em sociologia) foi analisar o Setor de Memória Empresarial da empresa Osklen. Buscou-se compreender como se dá a organização e atuação do Setor de Memória Empresaria no interior da própria empresa, sem perder de vista a emergência de um mercado de memórias, a formalização estratégica e a seleção do passado pretendido, a memória empresariale cultural da Osklen e a relação entre empresa, memória e mercado.