A obra contém uma proposta de celebração do mês da Bíblia, que neste ano de 2007, tem como tema os famosos onze primeiros capítulos do livro do Gênesis. Para alcançar uma certa profundidade e manter uma unidade de perspectiva, foram escolhidos quatro temas de importância primordial na compreensão da teologia que sustenta esses textos, os quais, como hoje todos sabemos, longe de serem relatos cosmológicos ou históricos, são fruto da meditação dos escribas judeus do tempo do exílio, em busca de uma explicação para as realidades da vida, em particular para a existência e o sentido que possa ter o mal na experiência humana universal.

Os temas são apresentados como "causos", desenvolvidos nos textos de aprofundamento que preparam as celebrações: a beleza da obra da criação, o jardim do coração, em que homem e mulher seriam chamados a viver, não interviesse o pecado, a quebra da fraternidade e a nova chance oferecida à humanidade depois do dilúvio.

As quatro celebrações seguem um esquema habitual e a celebração final procura sublinhar o que significa o mundo e a história aos olhos de Deus, que viu tudo que criou e achou muito bom! Como os demais subsídios da coleção, este, de 2007, é particularmente feliz na forma que encontrou de propor a leitura do texto bíblico em continuidade com os melhores estudos exegéticos, centrados em Deus e na vocação básica de todos os seres humanos.