Este livro é composto por pesquisas sobre a Ditadura Civil-Militar e as implicações da Lei 5.692/71 no ensino brasileiro. A opção por esta designação decorre de várias discussões que vêm sendo realizadas por pesquisadores desse contexto histórico, que alertam que a expressão Ditadura Militar constitui simplificação e dicotomização do período. Esta perspectiva traz novas problematizações e questionamentos sobre o período da Ditadura, e ainda são poucas as pesquisas sobre este tema que permitam entender como a escola e seus diferentes interlocutores reagiram em relação às diretrizes dos governos militares, em especial, à Lei 5.692/71. O conjunto de trabalhos aborda diversos aspectos do contexto, de políticas, de ideários e de práticas que envolveram o ensino paranaense nesse período. Assim, o livro busca fomentar e subsidiar discussões e reflexões sobre o significado da Lei 5.692/71 para a configuração do sistema educacional brasileiro, em especial o paranaense; sobre diversas possibilidades de problematizações, de fontes e de abordagens teóricas para o estudo do contexto; e sobre a História da Educação como campo de conhecimento fundamental para a compreensão de especificidades daquele período histórico, contribuindo para a superação do senso comum e do anacronismo, tão graves quanto comuns, na escola e no imaginário coletivo acerca da educação no Brasil.