O tema central do presente livro versa sobre as formas de mediação e atuação de professores nas instituições/escolas da infância. A questão norteadora é a constituição do trabalho pedagógico identificado com as características infantis e com a profissionalização docente. Fruto de um empreendimento pensado e elaborado a muitas mãos e muitos olhares, trazendo percursos e caminhadas, fazendo descobertas e propondo trilhas, o livro trata de temas diversos: formação continuada, conflitos entre crianças, educação em valores, sentidos e significados da infância, tecnologias de informação e comunicação, jogo como atividade principal da infância, a arte como recurso pedagógico, pensamento algébrico, blocos lógicos, infância e subjetividade, infância contemporânea e espaço e tempo. Os vários artigos apontam preocupações referentes não somente ao conhecimento científico, mas também ao que é revelado por meio da prática cotidiana, sem deixar de focar a dimensão técnica do trabalho com a criança e com a formação do profissional que cuida e educa a criança de 0 a 10 anos de idade.