O professor Celso Antunes é um dos mais requisitados palestrantes brasileiros. Suas falas iluminam mentes e mestres por todo o país. Seus temas são tão variados como "As inteligências múltiplas e seus estímulos", "Disciplina e indisciplina em sala de aula", "Estratégias para substituir aulas expositivas" e "Como desenvolver competências em sala de aula", entre outros, todos voltados para o aperfeiçoamento de professores, dando-lhes subsídios para melhor desenvolver suas atividades pedagógicas. E são exatamente todos estes assuntos que estão presentes em Educação: 40 lições da sala de aula. Com uma distinção muito especial: cada um deles é abordado a partir de exemplos concretos, de histórias e personagens que, se não são reais, parecem ser. Histórias que nos fazem refletir sobre os desafios do cotidiano de um professor - como trabalhar com projetos, como incluir a ética e a moral entre as disciplinas a serem ministradas, como transformar a memória em uma ferramenta eficaz de aprendizagem -, apontando soluções para as mais diversas situações com que os professores, mais cedo ou mais tarde, precisam lidar. Nada aqui é absoluto ou definitivo. A cada leitor caberá adaptar as estratégias sugeridas por Celso Antunes ao seu caso particular, à sua sensibilidade e às características específicas de seus alunos. Ilustrando conceitos como construtivismo, contextualização, interdisciplinaridade e habilidades operatórias, e inspiradas pelas idéias de autores fundamentais, de Piaget, Freinet e Vygotsky a Paulo Freire e Darcy Ribeiro, estas 40 lições vão muito além da pura teorização: elas tocam a emoção, elas ensinam por meio da paixão e do fazer.