Depois de algum tempo de caminhada no âmbito da prática profissional e de pesquisa com os cotidianos das escolas, conseguimos concretizar a publicação deste livro. O livro traz um tema atual e necessário às reflexões sobre as atividades planejadas para enriquecer as ações relativas aos desafios da Educação Ambiental nas escolas. Tudo isso derivado das aprendizagens que delas emergem, visibilizando o tecer de novas redes de possibilidades a partir do conceito de "ecologia dos saberes" (Santos, 2007) que são narradas por cada um de nós, e resulta das ações desenvolvidas com a participação de tantos sujeitos anônimos que enfrentam entre as tensões e emancipação a partir da Educação Ambiental vivida nas escolas. Desconstruir as certezas relativas ao tema, na beleza dos olhares e saberes que além da luta contra a universalização a Educação Ambiental, o objetivo desse estudo também esbarra no planejamento de atividades relativas à formação dos professores. A pesquisa traz à tona os meandros de um rio que atento vai tecendo suas margens de possibilidades e a reflexão sobre a vida cotidiana que corre nas escolas. Não se trata de um trabalho solitário, mas de muitos coautores que buscam socializar, no aqui e agora desta pesquisa e no cotidiano das escolas, a crença na amplitude de uma rede que tece a busca da emancipação social a partir da Educação Ambiental no cotidiano das escolas.