Este livro foi elaborado com o intuito de despertar ou aguçar o interesse pela recreação e o lúdico, além de destacar elementos que permitam focar o potencial educativo das atividades lúdicas, recreativas e de lazer como elementos contribuintes no processo ensino/aprendizagem. Os conteúdos e sugestões de atividades, aqui apresentadas, representam parte de nossas experiências e práticas de mais de treze anos, agora oferecidas como um ponto de partida para a formulação ou reestruturação de novas propostas no campo da recreação e do lazer. Esperamos que este material seja um estímulo para a organização de programas recreativos e de lazer atendendo as aspirações, necessidades e interesses de educadores, recreadores, animadores socioculturais, escolas, universidades, clubes, hotéis e da comunidade. Contudo, vale recomendar que todo aquele que participa de um programa lúdico ou recreativo participa pelo prazer que a atividade lhe proporciona. É o jogo pelo jogo, a brincadeira pela brincadeira. Entretanto, o educador ou profissional do lazer e da recreação não deve aplicar a atividade apenas sob esta ótica, ele precisa ter claros os objetivos, por que e com quem irá aplicar a atividade. Onde? Quando? Quanto? Como? Ao buscar respostas para estas perguntas e planejar as suas ações com criatividade, criticidade, ética e responsabilidade, estará mais próximo de ter êxito em sua programação e assim contemplar os desejos, anseios e necessidades daqueles que participam.