"O livro História da Educação- Atos legais, visa oferecer um panorama geral da História da Educação e da Pedagogia desde a Antiguidade Clássica (Grécia e Roma) até a Modernidade com a finalidade de estabelecer as relações entre o passado e o presente em termos de teorias e práticas pedagógicas, possibilitando ao aluno (a) e ao professor (a) e ao público em geral a compreensão da Educação sob a perspectiva histórica e a compreensão da Educação brasileira como parte da educação ocidental e como fenômeno historicamente situado. História é a reconstrução do passado, através da transmissão de uma herança cultural e refere-se ao passado dos grupos humanos. A história tem um papel fundamental no estabelecimento de princípios, valores e estratégias para a construção de uma humanidade evoluída. Sem este conhecimento a humanidade segue alienada e incapacitada de construir um futuro solido e que estabelece sólidos fundamento para as futuras gerações. História da Educação é a teoria da educação que se ocupa com os fatos de ordem educacional da vida dos povos. Dedica atenção especial à organização da escola através dos tempos e dos principais educadores. Na busca pela gênesis da educação buscamos também compreender como o saber chegou até nós, ai descobrimos os caminhos percorridos com sucesso e os caminhos percorridos em vão. A História da Educação explica, descreve em sucessão cronológica a vida real da educação (fato pedagógico-conjunto de atividades planejadas pela escola), assinalando cuidadosamente os preceitos jurídicos (política educacional) que trataram de regulamentá-la, assim como as doutrinas e técnicas educativas, que buscaram interpretá-las e realizá-la do melhor modo (teoria e técnica educativas). É importante ressaltar, que nesta reflexão histórica vamos nos apercebendo que a educação, de uma forma ou de outra, sempre fez parte da vida humana, das sociedades mais desenvolvidas às sociedades mais primitivas. O Autor "