Uma introdução ao pensamento de Jacques Derrida, com dados biobibliográficos para entender o contexto social, político e filosófico, no qual a escrita derridiana vem a público, a partir dos anos 1960Uma introdução ao pensamento de Jacques Derrida, com dados biobibliográficos para entender o contexto social, político e filosófico, no qual a escrita derridiana vem a público, a partir dos anos 1960. Derrida escreveu cerca de 80 obras, que constituem um diálogo sem concessões com a metafísica ocidental, entre elas as mais representativas, A escritura e a diferença, La dissémination, Posições, Gramatologia, Margens da Filosofia, Espectros de Marx, Politiques de l'Amitié, Da hospitalidade, A Universidade sem condição, Glas, Psyché, A voz e o fenômeno. O filósofo veio ao Brasil em três ocasiões. A primeira, em 1995 a convite de Leyla Perone-Moisés, quando proferiu a conferência "História da mentira: Prolegômenos", no MASP; a segunda, em 2001, no Rio de Janeiro, participando de um debate em torno de sua obra; e por último, em agosto deste ano, também no Rio de Janeiro, quando tomou parte do colóquio que discutiu o pensamento derridiano, reunindo especialistas em torno de sua obra.Uma introdução ao pensamento de Jacques Derrida, com dados biobibliográficos para entender o contexto social, político e filosófico, no qual a escrita derridiana vem a público, a partir dos anos 1960. Derrida escreveu cerca de 80 obras, que constituem um diálogo sem concessões com a metafísica ocidental, entre elas as mais representativas, A escritura e a diferença, La dissémination, Posições, Gramatologia, Margens da Filosofia, Espectros de Marx, Politiques de l'Amitié, Da hospitalidade, A Universidade sem condição, Glas, Psyché, A voz e o fenômeno. O filósofo veio ao Brasil em três ocasiões. A primeira, em 1995 a convite de Leyla Perone-Moisés, quando proferiu a conferência "História da mentira: Prolegômenos", no MASP; a segunda, em 2001, no Rio de Janeiro, participando de um debate em torno de sua obra; e por último, em agosto deste ano, também no Rio de Janeiro, quando tomou parte do colóquio que discutiu o pensamento derridiano, reunindo especialistas em torno de sua obra.