Este livro tem como objetivo apresentar ao leitor um conjunto de pressupostos teóricos e exemplos práticos relacionados com as decisões que precisam ser tomadas por empresários e gestores que atuam na comercialização de bens e serviços. Nele discute-se o papel do merchandising e da atmosfera varejista para o processo de gestão. São apresentados critérios para a escolha do melhor local para a instalação de uma empresa comercial, além de formas de estruturar o mix e as hierarquias de classificação dos produtos. São analisados os principais elementos do ambiente que podem atrair e influenciar os consumidores a permanecerem mais tempo numa loja e adquirirem uma variedade maior de produtos, tais como: fachada, vitrines, iluminação, música, aromas, uso das cores, layout, móveis e equipamentos, técnicas de exibição de produtos, sinalização e arquitetura do ponto de venda. Também são descritos aspectos a serem considerados com relação aos serviços e ao atendimento prestado aos clientes. Tais abordagens evidenciam a relevância da interação do consumidor com o produto e o ambiente de loja para que se sinta presente, participante e dentro de um espaço totalmente voltado para atender suas necessidades e desejos.