“O que me mobiliza para o desejo de diferir em ensinos e ciências?” Foi esta pergunta que os organizadores deste livro fizeram aos autores e às autoras dos textos que o compõe quando convidaram professores de Ciências e Biologia a refletirem sobre suas práticas de ensino. A questão pode parecer extremamente subjetiva - e, de fato, é - porém, se compreendemos que nossas ações como docentes são efetivadas a partir de nossas histórias de vida e trajetórias profissionais, porém situadas historicamente no próprio desenvolvimento do ensino de Ciências e Biologia passamos a contextualiza-las e problematiza-las. (...) A leitura dos textos acima apresentados promove um potente conjunto de reflexões sobre o atual momento histórico do ensino de Ciências e Biologia que está relacionado a objetivos que buscam a efetiva apropriação de conhecimentos científicos e biológicos transcendendo uma perspectiva formativa restrita e individualista. Portanto, as diferenças nos ensinos e nas biologias que estão presentes ao longo do livro sinalizam caminhos possíveis e passíveis de serem trilhados em nossas práticas docentes para além das generalizações e prescrições frequentemente propostas em manuais sobre metodologias de ensino.