Prometeu, diz-nos a mitologia grega, moldou em argila os primeiros homens e, com eles, criou a primeira civilização de mortais. Benfeitor da Humanidade, para os homens roubou dos céus o Fogo e aos homens ensinou Artes e Ofícios. Ë a figura mítica do ser culto e inteligente, adoptada como símbolo do génio pela Ciência. Mas Prometeu, ao entregar aos homens poderes que eram dos deuses, a generosa dádiva do Fogo, criou nos homens a arrogância. A par das talentosas descobertas, a par dos prodigiosos desenvolvimentos científicos para o bem da Humanidade, desenham-se na História episódios demoníacos. Nem sempre a ciência foi um projecto virtuoso, convém consciencializá-lo em nome da paz social. O Legado de Prometeu è, pois, um saber de vasta história. E deveras atraente. O que se fez e como se fez é fonte inesgotável do que se faz e como se faz. E permite, mesmo, alguma antevisão do Futuro. Em Uma Viagem na História das Ciências faz-se uma leitura da iniciação e evolução do conhecimento científico no Ocidente, dos seus valores tradicionais e do esforço permanente do homem para ultrapassar os limites da sua própria natureza. Abordaremos vinte e cinco temáticas, apenas algumas, porque o poço não tem fundo e o nosso saber é limitado. Neste livro, sucedem-se descobertas relevantes que os séculos protagonizaram, mas discutem-se prioritariamente as ideias e as atitudes científicas de mestres e de discípulos, socialmente enquadrados, que permitiram o surgimento e desenvolvimento das ciências modernas e contemporâneas. Pensar os processos e compreender as problemáticas poderia ser o nosso lema. Sempre com o homem em primeiríssimo plano. História sem referência humana, diríamos, nem História é. Quem terá interesse neste livro? Todos. Saber é sempre mais Cultura... Mas há destinatários preferenciais,os investigadores e futuros investigadores de Ciência, os professores e os futuros professores de Ciência e os professores e futuros professores de História, Filosofia e Sociologia das Ciências. Reconhece-se que a familiarização com conhecimentos no âmbito da História das Ciências constitui um estímulo à criatividade, à investigação científica; é matéria prestável aos professores para incentivar nos seus alunos vocações para disciplinas científicas; é um reportório de fontes fundamentais de reflexão e análise para professores de História, Filosofia e Sociologia das Ciências.