Na sociedade atual os conhecimentos se renovam a todo instante. Educar de uma maneira integral implica não só alcançar os aspectos lógicos e racionais da mente, mas também implica em propiciar a intuição, a criatividade, a fantasia. É com base nos estudos mais recentes sobre criatividade que os autores de A brincadeira como ferramenta pedagógica trazem propostas de atividades que desenvolvem a imaginação, a intuição e a fantasia. Um dos exemplos, segundo os autores, é quanto ao uso da linguagem pelas metáforas e pelos símbolos que desenvolve nos educandos a capacidade de pensar em imagens. São apresentadas diversas possibilidades de ensino, atividades que proporcionam aos alunos se sentirem livres no espaço da sala de aula, de modo que possam usufruir de todos os sentidos para a aprendizagem. Estruturado em quatro partes, A brincadeira como ferramenta pedagógica trata desde os movimentos sociais que se instauraram na escola, passando pelos conceitos teóricos sobre jogos e criatividade, explicando a metodologia proposta, e finaliza com atividades para aplicações práticas em sala de aula. Enfim, o livro resgata o lúdico, a brincadeira no processo ensino-aprendizagem, recolocando a emoção, a criatividade e a fantasia no processo de conhecer e construir significados.